quinta-feira, 25 de outubro de 2007

APOSENTAÇAO-Data significativa


Na vida de uma pessoa há momentos marcantes: o do nascimento (embora não nos lembremos), a 1ª Comunhão, a entrada para a escola, o 1º dia de namoro, o casamento, o início de uma actividade profissional, a aposentação.... sei lá. Neste momento acontece-me ser aposentado ou reformado. Foram quase 38 anos de actividade lectiva, com poucas faltas pelo meio, com projectos iniciados e acabados e outros que nem tanto. Foram colegas, muitas dezenas, que fui conhecendo e criando amizades em termos profissionais e não só. Foram milhares de alunos que me tiveram de ouvir e eu de "aturar" alguns (talvez mais que alguns). De muitos, fico com saudades. De outros, nem tanto. Que a sorte proteja a todos.
Começo novo modo de viver o dia-a-dia enquanto Deus mo permitir. Tenho muitas ideias, muitos projectos, muitas propostas, muitas solicitações. Vou fazer o que puder. Não serei homem de café nem de tertúlias. Gosto muito de estar só, do silêncio interior, da calma do lar com a esposa. Um passeio ou outro? Talvez. Dependerá da vontade dos dois. Bem gostava de ter os meus netos por perto... mas ficaram pelo Ribatejo. Isso já está integrado na "flexi...." qualquer coisa.
Não vou deixar as amizades que, ao longo destes anos, fui conquistando e cimentando. Eu fui para eles e eles são para mim. Sei que posso contar e eles sabem que podem contar. Não os quero perder. Longe da vista longe do coração.... Não quero isso.
Amanhã, dia 26 de Outubro de 2007, vão prestar-me homenagem. A mim, à Manuela Carreira e ao António Macedo no restaurante Expositor. E parece que vai haver música. São surpresas sempre agradáveis. Às vezes, imerecidas. A todos fico muito grato, mesmo aos que não vão estar presentes. Exactamente para que perdure a amizade entre nós e continuemos a criar e recriar projectos para mantermos as sinapses cerebrais em bom funcionamento é que decidi criar este BLOG.
Costa Gomes

1 comentário:

José Hermínio da Costa Machado disse...

Boa sorte, Costa Gomes, na tua nova situação de vida. Eu não pude estar presente na homenagem e agora cada vez mais penso que ela foi um pouco precipitada por uma pressa que não percebi. Escrevi um texto a pensar em vós os três, um texto muito meu, mas que poderia ter sido lido nesse jantar. Estas homenagens têm de ser pensadas em função da riqueza que os colegas representam para nós e podem representar para os vindouros. Continuarei a homenagear-te cantando as tuas produções e pdindo-te a colaboração possível. Tu marcaste um modo de ser professor e de estar na escola.