segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PORTUGAL A ARDER


Se me perguntassem, como acontece no programa "nós por cá" da SIC, "se mandasse, o que faria?", a minha resposta seria simples, economicamente viável e produtiva para o País. Estou a referir-me, claro está, ao título desta conversa.
Andam, desde há muitos anos, os políticos "intrigados" - será?- com tantos incêndios no nosso País. Mas... quererão mesmo acabar com eles ou dar muitos milhões a ganhar a certas empresas "apagadoras" de incêndios!... Não. Não se trata dos bombeiros. Esses são as primeiras vítimas de uma política desavergonhada. Vamos por partes.
O que permite aos "malandrecos" - dizem que sofrem todos do foro psiquiátrico!- atear os incêndios? O facto de haver muito lixo e abundância de "manta morta" não só junto às estradas como por todas as matas. É mentira? Quem deveria limpar as florestas? Os donos, com certeza. Como não limpam.... também não são obrigados.
Resultado: os pirómanos experimentam a qualidade dos fósforos, vêem que resulta e, de longe, fruem o espectáculo. Às vezes corre mal a brincadeira a algum e... lá vai preso por alguns dias. Mas o espectáculo começou. O bombeiros- quantos já morreram!- são os primeiros a chegar. Como levam pouca água, a possível, depressa ficam sem matéria prima para continuar o seu trabalho deixando que o fogo cumpra a sua função: queimar. Surgem, então, os heróis do ar- também já morreram muitos!- com helicópteros e aviões num constante vai-e-vem como que a "matar" o incêndio com umas "manadas" de água. Quantas vezes têem de voltar no dia seguinte.... Mas estes, os pilotos e aparelhos, ganham "grossa massa" que o Zé terá de pagar mais tarde ou mais cedo. E toda esta tragédia de muitos milhões, todos os anos, porquê? Simplesmente porque não querem fazer o que deveria ser feito: limpar as matas. Como? 1. Obrigando os donos; 2.Limpando e enviando a conta aos donos; 3. Enviando quem recebe o salário mínimo de reinserção social (mesmo dando-lhes mais algum) fazer esse trabalho; 4. Aplicando o dinheiro que gastam com os bombeiros e com as aeronaves na tarefa de limpeza; 5. Aproveitando aquilo que recolhem das matas para produzir energia.
É uma ideia tola? Gostava que mo provassem. Na natureza nada se perde e nada se cria: tudo se transforma. Os "restos mortais" das matas dariam muito dinheiro para produzir energia ou, sei lá, outras riquezas. As cabeças dos políticos, sobretudo após o 25 de Abril, só criam piolhos. Pior: querem convencer o Zé que também tem a cabeça cheia deles (piolhos).
António, nunca me fizeste mal. Afinal era mais feliz no teu tempo do que agora com estes pseudo-democratas. Pior: eu nessa altura sabia que não devia votar em ti. Agora.... não sei em quem hei-de votar tal a baixeza a que chegou a "idoneidade" dos mandantes.
Hoje, 31 de Agosto de 2009, ainda há muitas matas a arder em Portugal. Vão ficar negras durante alguns anos. Vão prometer reflorestá-las o mais rápido possível. Vão deixar apodrecer as árvores que se queimaram e não mais voltarão a ficar verdejantes. Vão prometer tudo, excepto um pequeno exame de consciência a fim de, olhando para trás, verificarem que nada fizeram para melhorar este País. Mas têem "lata" para se considerarem os "salvadores da pátria". Pátria dos Portugueses ou deles?
Vendilhões!!!!........