quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O ESTADO LAMENTAVEL DA EDUCAÇAO EM PORTUGAL


ISTO É PARA REFLECTIR E AGIR.... enquanto é tempo....

A grande maioria dos professores têm consciência de que, 30 anos após o 25 de Abril, se está a assistir à destruição do sistema de ensino em Portugal. E porquê? Para:
- Poupar nos profissionais (professores) , continuar a diminuir o défice e encher os bolsos dos amigos que "mamam" à grande no Estado, desde administradores a gestores, passando pelos privados que recebem favores cada vez mais inconcebíveis! Até se poupa à custa das crianças deficientes (incluindo deficiências profundas, surdos, mudos, cegos, etc...) fechando os estabelecimentos apropriados a estes casos, ficando todas 'inseridas' em turmas comuns numa escola dita normal!
EM CONTRAPARTIDA: as "Fátimas Felgueiras" deste País, apesar claramente visto que cometeram erros graves de gestão, são defendidas a preço exorbitantes pelos melhores juristas da praça pública. Mas o dinheiro não sai dos seus bolsos.... mas dos contribuintes. Fazem as asneiras e, mesmo assim, são apadrinhadas pelos seus pares... à custa do Zé.

Porque será que a ESCOLA VAI MAL?
- Porque os professores são maus? Assim de um dia para o outro? Não estarão no activo, ainda, muitos dos professores que contribuiram para a formação dos actuais governantes?
A ESCOLA ESTÁ MAL PORQUE A SOCIEDADE VAI MAL. A SOCIEDADE VAI MAL porque tudo é permitido a começar pelos POLÍTICOS E A TERMINAR NO DESPORTO (diga-se, futebol). Enormes buracos financeiros foram provocados pela "paixão" (dos políticos) pelo futebol. A ESCOLA VAI MAL porque todos os políticos, sem excepção, têm uma FEBRE de inovação de tal ordem que naõ param de legislar. Ainda uma reforma não está assimilada já surge outra no horizonte porque nova "cara" tomou conta de determinada pasta. A SOCIEDADE VAI MAL porque, com tanta legislação e tantos "doutores da lei", é possível dar tantas voltas ao "eticamente imoral" que passa a ser legal. E a JUSTIÇA passa a ser INJUSTA. Todo o sistema social fica "minado" de tal modo que o descrédito é completo. NÃO VALE A PENA ser ladrão por uns milhares de euros porque se vai parar à cadeia. É necessário burlar em milhões. Só assim se consegue, em tribunal, o perdão de uma dúzia de crimes (por prescrição) e a condenação a três anos com pena suspensa e, ainda, o direito de se defender, atacando, no púlpito da comunicação social. COMPENSA A HONESTIDADE?
E O NEGÓCIO DO MAGALHÃES? Os Pais das crianças e jovens já pensaram bem na embrulhada que Sócrates está a preparar para o futuro das nossas crianças? Que mais valia, pelo menos palpável, traz um computador com internete para as nossas crianças? Acham que lhes faz falta fazer GRANDES VOOS nas auto-estradas das informação? Já pensaram que as crianças, para além dos livros pesados (não têm feito imensas queixas?) vão passar a carregar, ainda, o "magalhães"?
Já estou aposentado mas vivo, com muita preocupação, o futuro do meu País. Ando embrenhado no mundo dos computadores desde a década de oitenta. Já gastei muitos milhares de euros e já acumulei muito "lixo" electrónico em minha casa. O QUE VIRÁ A PARTIR DO "magalhâes"? Não passará um ano sem que vejamos "magalhães" pelas ruas a serem recolhidos pelos carros do lixo!!!

Ah! Esqueci-me dos Professores.
É que são eles que, nos seus postos de trabalho "apanham" com todas estas problemáticas sociais, SOBRETUDO O DESINTERESSE E INDISCIPLINA e, mesmo assim, o Sr. Sócrates e as Srª Ministra, querem enchê-los de papelada para os "ocupar" atendendo a que, a preparação das aulas, a correcção dos trabalhos e o esforço de reconstrução social das vidas dos alunos "tortos" pertencentes a famílias ainda mais " não "ocupa" tempo nenhum aos docentes. Sabem, suas excelências, que os docentes estão a ficar "doidos" com tanta pressão que sobre eles é exercida. Mas não aceitam a contestação. SENHORES, nem antes do 25 de Abril sofri tanto medo como o que estes pseudo-democratas me fizeram sentir nos dois últimos anos de leccionação. FEBRE LEGISLATIVA....

AONDE VAMOS CHEGAR? A um país de absolutos ignorantes com um papel de "NOVAS OPORTUNIDADES" que vale tanto como NADA perante as exigências do mercado de trabalho. Estão a enganar o ZÉ. Estão a trabalhar somente para as estatísticas. Se com estas se pudesse sobreviver... ainda as aceitava. Mas a EUROPA irá deixar-se enganar?
Nunca terão emprego capaz! Não terão capacidade nem conhecimentos para protestar e deitar abaixo uma minoria de ditadorzinhos e exploradores que viverá no luxo e na riqueza à custa de todos!

Atacam todos os dias os professores, como se fossem os culpados de tudo o que não corre bem no ensino; levam os Pais a acreditar que assim é e deles obtêm os aplausos que desejam; os Pais setetm-se desresponsabilizados pela educação dos filhos pois... a culpa é dos professores. Continuem que vão bem.... Os professores tomam conta dos vossos filhos: 10, 11, 12 horas... talvez se consigam umas caminhas para lá pernoitarem. Querem "endeusar" os meninos? Siga: mais tarde colherão os frutos pois eles não querem ficar sempre na escola. Não querem que sejam repreendidos ( para não falar de um estalo na hora exacta) ? Não há problema: mais uns aninhos e serão eles a dar-vos os estalos (ou pior) que não tiveram a coragem de dar no momento adequado. Acham que sou adepto do "estalo" e da violência na educação? NÃO SOU NEM SOMOS. Mas levei alguns (poucos) e não me fizeram mal nenhum. E você, papá, nunca levou nenhum? E ficou aleijadinho?
Já não tenho coragem para pedir a "NªSrª de Lurdes" que nos proteja nesta lamentável situação que - o diabo seja surdo- já vejo desembocar numa terrível crise social em que o único valor será a lei do mais forte. O que se passa não só no mundo mas, especialmente, neste nosso cantinho português dá para entender que não há valores, com excepção do dinheiro, a presidir aos destinos da sociedade. A justiça não funciona (Casa Pia, apito dourado, Fátima Felgueiras). A corrupção alastra: muitas câmaras municipais são construtoras de buracos "financeiros" raramente em favor do povo; o BPN; os inúmeros "derrapanços" em que ninguém é culpado...; as extravagâncias na construção de estádios; inúmeras obras que, mal acabadas de construir, logo apresentam sinais de ruina.
É COM ESTA "SERIEDADE" QUE ENSINAM UMA SOCIEDADE? PARA QUE LADO CAEM OS PROVENTOS?
Para terminar, que já é tarde:
A avaliação do desempenho dos professores é uma patranha para escamotear mais uma poupança para combater o défice! Nós sempre fomos avaliados e até fazíamos um exame (defesa de trabalho) para passar além do 7º escalão. Querem, agora, virar o País de pernas para o ar? Não conseguem, vocês que passeiam e se divertem em viagens pelo mundo inteiro, ver o que se passa em Itália: vai governo e vem governo; mas as instituições continuam a funcionar. Porquê? LÁ NÂO HÁ FEBRES COMO AS DOS NOSSOS POLÍTICOS.
APRENDAM. Há muitas pontes Entre-os-Rios que vão caindo e nunca se encontra um responsável! Que sina!!!!
Costa Gomes

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"A CULPA E SUA, SRª MINISTRA"...


'AS ESCOLAS PORTUGUESAS ESTÃO UM VERDADEIRO CAOS!!!! A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!

Depois de ouvir hoje o que disse a Sr.ª Ministra, depois de ler os desabafos de muitos colegas nossos, na minha Escola, na blogosfera, invadiu-me uma raiva que não consigo mais conter e gostaria de a gritar ao Mundo.
Dizia a Sr.ª Ministra, com o seu ar sereno, que 'o processo de avaliação de desempenho dos professores está a avançar de 'forma normal e com grande sentido de responsabilidade' na maioria das escolas', e eu pergunto Sr.ª Ministra:
- Quem tenta enganar? Os Professores? Os Pais dos alunos? A opinião pública? A Comunicação social? Quem? A si própria? O seu governo?
Na maioria das Escolas, Sr.ª Ministra, a situação é esta:
- Os Professores estão cansados, desmotivados, não aguentam tanto trabalho para nada. Reuniões, grelhas, objectivos, mais reuniões, relatório, mais reuniões... e continua assim, semana atrás de semana.
Resultado:
Os Professores não têm tempo para aquilo que gostam de fazer: ENSINAR!!!
A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!
Na maioria das escolas, muitos Professores que até agora eram empenhados na preparação das suas aulas, limitam-se a fazer o mais fácil, não têm tempo para pesquisa, para partilhar com os alunos. Os alunos não aprendem!
A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!
Na maioria das Escolas muitos Professores que tinham ainda TANTO para dar à Escola, eram o pilar da Escola, uma referência para os mais novos, estão a abandonar, vão para a APOSENTAÇÃO, mesmo com penalizações graves! É fácil perceber: por cada três que saem, entram apenas dois, com vencimentos muito mais baixos. O factor economicista
sempre à frente!
Não lhe passa pela cabeça, Sr.ª Ministra, o potencial humano que as Escolas estão a perder e os efeitos de tal fuga!
A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!
Na maioria das Escolas, há Professores de baixa médica, Professores esgotados que não aguentam mais esta loucura, que metem atestados e então vem outro professor substituir ou não vem… não faz mal! Os alunos terão a farsa das aulas de substituição e, em vez de terem Português ou Matemática, têm aula com um Professor de Ed. Física ou Geografia… tanto faz, o que interessa é ter tudo ocupadinho,
Professores e Alunos. Sr.ª Ministra, são muitas aulas em que os alunos não têm aulas com o SEU professor, porque este está doente, em que a matéria não é leccionada.
A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!
Na maioria das Escolas, os Professores andam às voltas com o novo Estatuto do Aluno. A Sr.ª Ministra mandou cá para fora um documento em que obriga os alunos que faltam a fazerem uma prova de recuperação mesmo que faltem porque não lhes apetece, um documento que não prevê distinção entre os alunos que faltam porque estão doentes e aqueles que ficaram a dormir até mais tarde. Os Professores têm que fazer a prova! Fazer a prova, prepará-la, corrigi-la, plano de recuperação…quantas horas implica tudo isto, Sr.ª Ministra?
Solução fácil! Esqueçamo-nos de marcar faltas! Se isto é para ser a brincar, nós fazemos-lhe a vontade.
A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!
Os Professores que até ao ano lectivo anterior eram uma classe que partilhava, onde não se sentia, regra geral, a competição, deixaram de confiar uns nos outros, vivem em função da avaliação de desempenho, num verdadeiro egoísmo. Desconfiam do colega que o vai avaliar, querem apanhar as quotas dos Excelentes ou Muito Bom. O mau estar nas Escolas é geral, um clima de desconfiança instalou-se!
A CULPA É TODA SUA, SRª MINISTRA!
E dirá a Sr.ª Ministra: 'Os Professores não querem ser avaliados'.
Engana-se Sr.ª Ministra 'Os Professores querem ser avaliados!!!! Sempre foram, tal como Vossa Excelência é e será avaliada (talvez não precise de tanta grelha, mas será!!!). Os Professores fazem um trabalho público! São avaliados diariamente. QUEREM UMA AVALIAÇÃO SÉRIA e não um faz-de-conta.
Mas acha, Sr.ª MINISTRA, que é avaliar seriamente um Professor, quando:
1 – Um colega (que pode ter menos habilitações e não é da área disciplinar) vai assistir a TRÊS aulas em 150 aulas que um Professor dá à turma? É tão fácil BRILHAR em três aulas, mesmo que nas outras 147 não se faça nada! Os Professores já tiveram aulas assistidas nos estágios…. Sabem fazê-lo. Não têm medo disso, Sr.ª Ministra!!!
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
2 – Um colega Coordenador de Departamento é de Francês/Inglês (excelente profissional na sua área, mas como viveu muitos anos em França, tem dificuldades na língua Portuguesa) vai avaliar um colega de Estudos Portugueses que, por não ter tido tantos cargos como o primeiro, não é TITULAR e por isso vai ser avaliado nas suas aulas de Português (com 30 anos de serviço) pelo primeiro.
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
3 – Um colega de Educação Tecnológica, com uma licenciatura da Universidade Aberta obtida há alguns anos, vai avaliar colegas de MATEMÁTICA do seu Departamento (Ciências Exactas), alguns já com o Mestrado na área (Repito: os colegas são excelentes profissionais, mas não PODEM SER avaliadores de quem tem mais ou diferentes habilitações do que eles. Eles não têm culpa e muitos desejavam não representar tal papel).
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
4 – Um dos elementos da avaliação dos alunos é a progressão dos resultados escolares dos seus alunos. Sr.ª Ministra, é tão fácil falsear a progressão dos resultados escolares dos alunos…se NÃO formos sérios e quisermos contribuir apenas para o sucesso estatístico. Acha que os Professores, sabendo que estes dados contam para a sua avaliação, vão dar classificações baixas?
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
5 – E o dito portefólio ou 'dossier pedagógico' ser outro factor na avaliação?! É tão fácil, hoje em dia, enchê-lo com materiais LINDOS, pedagógicos….mesmo que os alunos nem os tenham visto, mesmo que estes materiais não sejam nossos.
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
E finalmente, uma das aberrações do 2/2008:
6 – O Presidente do Conselho Executivo, e simultaneamente Presidente do Conselho Pedagógico, não precisa ser TITULAR! Como explica isto Sr.ª Ministra? A senhora Ministra criou esta distinção entre TITULARES e PROFESSOR! Então os Professores TITULARES não seriam aqueles que iriam desempenhar as funções de maior responsabilidade nas Escolas, um grupo altamente qualificado? Ou será que o Presidente do CE e do CP não é um cargo de responsabilidade? Como justifica que não seja necessário o título de TITULAR, se para outros cargos de menor importância, como Coordenador de Departamento ou de Directores de turma tal cargo é exigido? EXPLIQUE Sr.ª Ministra! E quando este mesmo Presidente do Conselho Executivo tem apenas o equivalente ao antigo 7º ano (ou seja, é bacharel, depois de uma formação à distância de alguns meses)? Há TANTOS nas nossas escolas! Vai avaliar colegas com mestrados e licenciaturas? É ele que vai avaliar TODOS os colegas da Escola. Muitas vezes, para além de ter habilitação muito inferior aos avaliados, há anos que não lecciona!
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
7 – Claro que há Professores, como há médicos, como há advogados, como há MINISTROS menos competentes. Mas acha que é assim que a situação vai melhorar? Quem não é tão bom profissional, vai continuar a não sê-lo e os bons agora também não têm tempo para o ser. Por que razão não se ajuda com avaliação formativa aqueles que têm mais dificuldades, sem o intuito de os penalizar? Acha que é justo um avaliador faltar às aulas das suas turmas (12 avaliadoresx3 aulas de 90mn= é só fazer as contas) para ir avaliar colegas? E os alunos ficam entregues a outros Professores que podem não ser seus? Então primeiro a avaliação dos Professores e depois a dos alunos?
Isto é avaliação séria, Sr.ª Ministra?
Sr.ª Ministra:
- Sou uma professora que, tal como milhares neste país (a senhora viu quantos no 8 de Março, mas fez que não viu!), dediquei toda a minha vida ao Ensino. Dei sempre o meu melhor, trabalhei com gosto para os meus alunos, férias, fins-de-semana, noites; gosto de ensinar mas sinto-me REVOLTADA por a Sr.ª Ministra nos ter tirado (ou querer tirar) esse grande prazer: ENSINAR!
- Sou uma Professora que, tal como milhares neste país, poderia ir agora para a reforma, mesmo com penalizações, mas VOU RESISTIR, não vou deixar que me obriguem a abandonar com mágoa, os meus alunos, a minha Escola!
- Sou uma Professora que confio no bom senso e tenho esperança que ainda vá a horas de não deixar a degradação atingir, ainda mais as nossas escolas.
- Sr.ª Ministra oiça gente que sabe, (muita gente) dizer que é um crime o que se está a passar nas escolas portuguesas. Medina Carreira disse há poucos dias que se os pais tivessem a verdadeira percepção do que se está a passar na Escola em Portugal, viriam para a rua. Ele sabe do que fala.
- Sr.ª Ministra OIÇA os Professores. Eles estão nas Escolas, no terreno. Mais do que ninguém, eles estão a dizer-lhe que assim NÃO teremos sucesso educativo. Assim, o sucesso será apenas ESTATÍSTICO e ECONÓMICO!
OS PROFESSORES (na sua maioria) SÃO SÉRIOS! QUEREM ENSINAR E QUEREM QUE OS SEUS ALUNOS APRENDAM! CONFIE NELES! OIÇA-NOS SRª MINISTRA!
E para terminar, um poema de Alberto Caeiro que encontrei hoje no blog Terrear e uma frase de JMA:
Des (aprender).
Procuro despir-me do que aprendi
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu...
(Alberto Caeiro)

'A grande e inadiável urgência de desaprender. De ver. Mesmo que isso nos custe. Porque a alternativa só pode ser a cegueira' JMA in blog Terrear.
P.S. Peço desculpa a quem me ler, pela agressividade de algumas expressões, mas tenho de soltar este grito de REVOLTA! Aos puristas linguísticos, também, mas a intenção não foi fazer prosa. Imaginei a Sr.ª Ministra à minha frente e pus no papel aquilo que gostaria de lhe dizer.
Peço desculpa também por não me identificar (por enquanto). Não o costumo fazer, mas as razões são óbvias!
UM ENORME BEM-HAJA A TODOS OS PROFESSORES!
NOTA: não sei quem és , colega, mas assino totalmente as tuas palavras e ideias. Antes do 25 de Abril ainda leccionei quatro anos. E foi bem melhor.... Chamam a esta democracia uma "ditadura democrática"? Então, antes, foi simplesmente DEMOCRACIA. Costa Gomes