quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O ESTADO LAMENTAVEL DA EDUCAÇAO EM PORTUGAL


ISTO É PARA REFLECTIR E AGIR.... enquanto é tempo....

A grande maioria dos professores têm consciência de que, 30 anos após o 25 de Abril, se está a assistir à destruição do sistema de ensino em Portugal. E porquê? Para:
- Poupar nos profissionais (professores) , continuar a diminuir o défice e encher os bolsos dos amigos que "mamam" à grande no Estado, desde administradores a gestores, passando pelos privados que recebem favores cada vez mais inconcebíveis! Até se poupa à custa das crianças deficientes (incluindo deficiências profundas, surdos, mudos, cegos, etc...) fechando os estabelecimentos apropriados a estes casos, ficando todas 'inseridas' em turmas comuns numa escola dita normal!
EM CONTRAPARTIDA: as "Fátimas Felgueiras" deste País, apesar claramente visto que cometeram erros graves de gestão, são defendidas a preço exorbitantes pelos melhores juristas da praça pública. Mas o dinheiro não sai dos seus bolsos.... mas dos contribuintes. Fazem as asneiras e, mesmo assim, são apadrinhadas pelos seus pares... à custa do Zé.

Porque será que a ESCOLA VAI MAL?
- Porque os professores são maus? Assim de um dia para o outro? Não estarão no activo, ainda, muitos dos professores que contribuiram para a formação dos actuais governantes?
A ESCOLA ESTÁ MAL PORQUE A SOCIEDADE VAI MAL. A SOCIEDADE VAI MAL porque tudo é permitido a começar pelos POLÍTICOS E A TERMINAR NO DESPORTO (diga-se, futebol). Enormes buracos financeiros foram provocados pela "paixão" (dos políticos) pelo futebol. A ESCOLA VAI MAL porque todos os políticos, sem excepção, têm uma FEBRE de inovação de tal ordem que naõ param de legislar. Ainda uma reforma não está assimilada já surge outra no horizonte porque nova "cara" tomou conta de determinada pasta. A SOCIEDADE VAI MAL porque, com tanta legislação e tantos "doutores da lei", é possível dar tantas voltas ao "eticamente imoral" que passa a ser legal. E a JUSTIÇA passa a ser INJUSTA. Todo o sistema social fica "minado" de tal modo que o descrédito é completo. NÃO VALE A PENA ser ladrão por uns milhares de euros porque se vai parar à cadeia. É necessário burlar em milhões. Só assim se consegue, em tribunal, o perdão de uma dúzia de crimes (por prescrição) e a condenação a três anos com pena suspensa e, ainda, o direito de se defender, atacando, no púlpito da comunicação social. COMPENSA A HONESTIDADE?
E O NEGÓCIO DO MAGALHÃES? Os Pais das crianças e jovens já pensaram bem na embrulhada que Sócrates está a preparar para o futuro das nossas crianças? Que mais valia, pelo menos palpável, traz um computador com internete para as nossas crianças? Acham que lhes faz falta fazer GRANDES VOOS nas auto-estradas das informação? Já pensaram que as crianças, para além dos livros pesados (não têm feito imensas queixas?) vão passar a carregar, ainda, o "magalhães"?
Já estou aposentado mas vivo, com muita preocupação, o futuro do meu País. Ando embrenhado no mundo dos computadores desde a década de oitenta. Já gastei muitos milhares de euros e já acumulei muito "lixo" electrónico em minha casa. O QUE VIRÁ A PARTIR DO "magalhâes"? Não passará um ano sem que vejamos "magalhães" pelas ruas a serem recolhidos pelos carros do lixo!!!

Ah! Esqueci-me dos Professores.
É que são eles que, nos seus postos de trabalho "apanham" com todas estas problemáticas sociais, SOBRETUDO O DESINTERESSE E INDISCIPLINA e, mesmo assim, o Sr. Sócrates e as Srª Ministra, querem enchê-los de papelada para os "ocupar" atendendo a que, a preparação das aulas, a correcção dos trabalhos e o esforço de reconstrução social das vidas dos alunos "tortos" pertencentes a famílias ainda mais " não "ocupa" tempo nenhum aos docentes. Sabem, suas excelências, que os docentes estão a ficar "doidos" com tanta pressão que sobre eles é exercida. Mas não aceitam a contestação. SENHORES, nem antes do 25 de Abril sofri tanto medo como o que estes pseudo-democratas me fizeram sentir nos dois últimos anos de leccionação. FEBRE LEGISLATIVA....

AONDE VAMOS CHEGAR? A um país de absolutos ignorantes com um papel de "NOVAS OPORTUNIDADES" que vale tanto como NADA perante as exigências do mercado de trabalho. Estão a enganar o ZÉ. Estão a trabalhar somente para as estatísticas. Se com estas se pudesse sobreviver... ainda as aceitava. Mas a EUROPA irá deixar-se enganar?
Nunca terão emprego capaz! Não terão capacidade nem conhecimentos para protestar e deitar abaixo uma minoria de ditadorzinhos e exploradores que viverá no luxo e na riqueza à custa de todos!

Atacam todos os dias os professores, como se fossem os culpados de tudo o que não corre bem no ensino; levam os Pais a acreditar que assim é e deles obtêm os aplausos que desejam; os Pais setetm-se desresponsabilizados pela educação dos filhos pois... a culpa é dos professores. Continuem que vão bem.... Os professores tomam conta dos vossos filhos: 10, 11, 12 horas... talvez se consigam umas caminhas para lá pernoitarem. Querem "endeusar" os meninos? Siga: mais tarde colherão os frutos pois eles não querem ficar sempre na escola. Não querem que sejam repreendidos ( para não falar de um estalo na hora exacta) ? Não há problema: mais uns aninhos e serão eles a dar-vos os estalos (ou pior) que não tiveram a coragem de dar no momento adequado. Acham que sou adepto do "estalo" e da violência na educação? NÃO SOU NEM SOMOS. Mas levei alguns (poucos) e não me fizeram mal nenhum. E você, papá, nunca levou nenhum? E ficou aleijadinho?
Já não tenho coragem para pedir a "NªSrª de Lurdes" que nos proteja nesta lamentável situação que - o diabo seja surdo- já vejo desembocar numa terrível crise social em que o único valor será a lei do mais forte. O que se passa não só no mundo mas, especialmente, neste nosso cantinho português dá para entender que não há valores, com excepção do dinheiro, a presidir aos destinos da sociedade. A justiça não funciona (Casa Pia, apito dourado, Fátima Felgueiras). A corrupção alastra: muitas câmaras municipais são construtoras de buracos "financeiros" raramente em favor do povo; o BPN; os inúmeros "derrapanços" em que ninguém é culpado...; as extravagâncias na construção de estádios; inúmeras obras que, mal acabadas de construir, logo apresentam sinais de ruina.
É COM ESTA "SERIEDADE" QUE ENSINAM UMA SOCIEDADE? PARA QUE LADO CAEM OS PROVENTOS?
Para terminar, que já é tarde:
A avaliação do desempenho dos professores é uma patranha para escamotear mais uma poupança para combater o défice! Nós sempre fomos avaliados e até fazíamos um exame (defesa de trabalho) para passar além do 7º escalão. Querem, agora, virar o País de pernas para o ar? Não conseguem, vocês que passeiam e se divertem em viagens pelo mundo inteiro, ver o que se passa em Itália: vai governo e vem governo; mas as instituições continuam a funcionar. Porquê? LÁ NÂO HÁ FEBRES COMO AS DOS NOSSOS POLÍTICOS.
APRENDAM. Há muitas pontes Entre-os-Rios que vão caindo e nunca se encontra um responsável! Que sina!!!!
Costa Gomes

Sem comentários: