segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PORTUGAL A ARDER


Se me perguntassem, como acontece no programa "nós por cá" da SIC, "se mandasse, o que faria?", a minha resposta seria simples, economicamente viável e produtiva para o País. Estou a referir-me, claro está, ao título desta conversa.
Andam, desde há muitos anos, os políticos "intrigados" - será?- com tantos incêndios no nosso País. Mas... quererão mesmo acabar com eles ou dar muitos milhões a ganhar a certas empresas "apagadoras" de incêndios!... Não. Não se trata dos bombeiros. Esses são as primeiras vítimas de uma política desavergonhada. Vamos por partes.
O que permite aos "malandrecos" - dizem que sofrem todos do foro psiquiátrico!- atear os incêndios? O facto de haver muito lixo e abundância de "manta morta" não só junto às estradas como por todas as matas. É mentira? Quem deveria limpar as florestas? Os donos, com certeza. Como não limpam.... também não são obrigados.
Resultado: os pirómanos experimentam a qualidade dos fósforos, vêem que resulta e, de longe, fruem o espectáculo. Às vezes corre mal a brincadeira a algum e... lá vai preso por alguns dias. Mas o espectáculo começou. O bombeiros- quantos já morreram!- são os primeiros a chegar. Como levam pouca água, a possível, depressa ficam sem matéria prima para continuar o seu trabalho deixando que o fogo cumpra a sua função: queimar. Surgem, então, os heróis do ar- também já morreram muitos!- com helicópteros e aviões num constante vai-e-vem como que a "matar" o incêndio com umas "manadas" de água. Quantas vezes têem de voltar no dia seguinte.... Mas estes, os pilotos e aparelhos, ganham "grossa massa" que o Zé terá de pagar mais tarde ou mais cedo. E toda esta tragédia de muitos milhões, todos os anos, porquê? Simplesmente porque não querem fazer o que deveria ser feito: limpar as matas. Como? 1. Obrigando os donos; 2.Limpando e enviando a conta aos donos; 3. Enviando quem recebe o salário mínimo de reinserção social (mesmo dando-lhes mais algum) fazer esse trabalho; 4. Aplicando o dinheiro que gastam com os bombeiros e com as aeronaves na tarefa de limpeza; 5. Aproveitando aquilo que recolhem das matas para produzir energia.
É uma ideia tola? Gostava que mo provassem. Na natureza nada se perde e nada se cria: tudo se transforma. Os "restos mortais" das matas dariam muito dinheiro para produzir energia ou, sei lá, outras riquezas. As cabeças dos políticos, sobretudo após o 25 de Abril, só criam piolhos. Pior: querem convencer o Zé que também tem a cabeça cheia deles (piolhos).
António, nunca me fizeste mal. Afinal era mais feliz no teu tempo do que agora com estes pseudo-democratas. Pior: eu nessa altura sabia que não devia votar em ti. Agora.... não sei em quem hei-de votar tal a baixeza a que chegou a "idoneidade" dos mandantes.
Hoje, 31 de Agosto de 2009, ainda há muitas matas a arder em Portugal. Vão ficar negras durante alguns anos. Vão prometer reflorestá-las o mais rápido possível. Vão deixar apodrecer as árvores que se queimaram e não mais voltarão a ficar verdejantes. Vão prometer tudo, excepto um pequeno exame de consciência a fim de, olhando para trás, verificarem que nada fizeram para melhorar este País. Mas têem "lata" para se considerarem os "salvadores da pátria". Pátria dos Portugueses ou deles?
Vendilhões!!!!........

Sem comentários: