domingo, 24 de janeiro de 2010

ALFA E OMEGA


Princípio e fim. Donde venho? O que faço por aqui? Para onde vou?
Acho que todos nós já fizemos estas perguntas. Talvez tenhamos encontrado uma resposta porventura um pouco dura de aceitar. Vou começar por recordar o que minha MÃE me ensinou.
"Foi Deus que nos criou. Criou-nos para O servir e amar, servindo e amando o nosso semelhante. Criou-nos para sermos felizes neste e no outro mundo".
A gente foi crescendo. Lemos, ouvimos e vimos muitas coisas, tantas vezes contraditórias. Teríamos de fazer uma opção: acredito em minha MÃE ou noutras vozes? O que me torna mais feliz já neste mundo: procurar fazer tudo para que a minha consciência ande tranquila, sempre pronta a responder pelos meus actos e palavras ou percorrer os caminhos do sucesso, mesmo à custa do meu semelhante, gozando a vida como se esta terminasse com a morte?
Mas interrogo-me:- Será que há algo para além desta vida? É uma questão razoável. De facto, para mim, esta vida não tem qualquer explicação sem a existência de uma outra melhor, incomparavelmente melhor. Haverá algum ser humano que queira morrer? Mesmo os que se suicidam fazem-no procurando um bem maior ou, então, para "fugir" a um terrível sofrimento.
Só o ser humano é capaz de desejar, de pensar, de procurar um bem maior do que a beleza, o prazer, a loucura, a riqueza que esta vida lhe dá. Tem algo em si próprio que o "projecta" para a eternidade, vida sem fim, imortalidade. Que o digam os arqueólogos nas suas fantásticas descobertas! O modo como sepultavam os seus entes queridos; nas inscrições tumulares; nos monumentos erigidos às divindades....
Nos dias de hoje somos mais felizes no que se refere à documentação, escrita ou de tradição, cultural e religiosa. Muitos foram os "pregoeiros" da eterna "felicidade". Uns mais críveis, outros nem tanto. Temos a capacidade e facilidade de os analisar, estudar, aceitar e rejeitar. Nada melhor que sermos livres. Verdadeiros seres humanos.
Eu já tomei a minha decisão. Irreversível. Mesmo com uma bala apontada à cabeça. Afinal.... esta vida dura "dois dias". Jesus Cristo é o meu MESTRE por duas grandes razões: 1-foi o único que disse e fez: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei; 2-e deu mesmo a vida por cada um de nós.
Não encontro nenhuma outra figura tão grandiosa na história da humanidade que me mereça tanto respeito e confiança como a de Jesus Cristo. Porque devo, então, duvidar? Como disse Pedro: "só Tu tens palavras de vida eterna". A decisão está tomada. Gostaria de ter muitos companheiros, sobretudo os entes mais queridos e tantos, tantos com quem convivi neste diminuto espaço de tempo que é a vida terrena. Mesmo que vá até aos cem anos. Aguardo, tranquilamente, continuando a missão: amar e servir a Deus e ao próximo. Por outras palavras: procurando a felicidade.
Quem quer experimentar? Sem experiência... não se é bom discípulo.

Sem comentários: