domingo, 12 de abril de 2009

RESSUSCITOU; NÃO ESTÁ AQUI.



Haverá maior e melhor notícia sobre a terra do que esta? A morte, que ninguém deseja, foi vencida!... O grão de trigo que caiu à terra, morreu, renasceu e transformou-se numa imensa seara. Está escrito. Ainda ninguém conseguiu provar que é uma mentira. E esta verdade, a princípio "inacreditável", já estava anunciada na "Velha Lei" dos Profetas. O próprio ressuscitado, antes de morrer, já havia afirmado que tal Lhe aconteceria. Mas... era uma verdade tão maravilhosa, tão grandiosa, tão inédita... que até os seus amigos- ora vejam Tomé- tiveram dificuldade de a aceitar. Ma-ra-vi-lha........ Nova esperança para a humanidade: nada do que fazemos fica sem sentido, sem eco, sem resposta. A morte não tem a última palavra. Depois.... VIDA ETERNA.
As boas mulheres, que acompanharam Jesus até à sepultura, não tiveram tempo de prestar as devidas honras ao corpo do seu querido amigo. Foi tudo à pressa. Depois de começar a escurecer não se podia sepultar ninguém pois o dia seguinte era muito santo: a Páscoa Judaica. Aproveitaram (as mulheres) o dia seguinte ao sábado Judaico, logo de manhãzinha, para ir ao túmulo e "acabar" o trabalho. Qual o espanto delas ao verem o túmulo aberto!... Espreitaram melhor. Um vulto, com a forma de anjo, sentado onde deveria estar Jesus, pergunta: - Quem procurais? A Jesus de Nazaré? Ressuscitou; não está aqui.
Espantadas, não guardaram para si próprias tão grande novidade. Foram, a correr, contar aos que ficaram em casa, cheios de medo da possível vingança dos judeus. Eis a maravilhosa missão da mulher. Insubstituível. Não pode deixar de falar. Não pode deixar de comunicar e anunciar. Não pode ter medo de, ao ouvido e ao coração de seu filho, contar tudo o que é belo, tudo aquilo em que o seu coração acredita, tudo o que é bom para seu filho. Agora e no futuro. Não foi assim com as nossas MÃES? E temos algum motivo para não as reverenciarmos por serem assim? Mulher-Mãe corajosa; Mulher-Mãe fiel ao que prometera junto do altar; Mulher-Mãe sempre atenta aos que a rodeiam; Mulher-Mãe de coração tão magnânimo que não cabe neste mundo; Mulher-Mãe sempre em oração, mesmo com os lábios cerrados sem saber o que dizer, pedindo um mundo melhor sobretudo para o(s) filho(s) gerado(s) em seu ventre.
De um modo ainda mais sublime, Cristo gerou-nos para estarmos sempre com Ele e n'Ele, numa paz e alegria que jamais nos será retirada. Aqui e do outro lado da vida. Compete-nos, aqui e agora, enquanto é dia, enquanto temos lucidez para o raciocínio lógico ouvir, ler, pensar, dialogar, continuar a sua missão, sermos a sua boca, os seus braços, as suas pernas, os seus olhos junto dos outros dando-lhes a mão, abrindo-lhes o ouvido, levando-os a anunciar as maravilhas que Deus realizou em favor dos homens.
Alegrai-vos. ALELUIA.

Sem comentários: