terça-feira, 21 de julho de 2009

GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO


GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO,
I Volume, de Altino Moreira Cardoso

Trata-se, na realidade, de um “grande cancioneiro” não só pelo elevado número de canções (600 neste volume) como pelo elevado número de páginas em cada um dos três cancioneiros.
A biografia do Autor é demasiado resumida não se prevendo, no início da leitura e análise, o que irá acontecer ao longo do 1º volume. A minha análise levou-me a descobrir que, genericamente, é conhecedor de história e de literatura Portuguesa. Se foi o A. que recolheu, gravou e realizou as partituras tenho de concluir que tem boas bases e muita prática de formação musical. O mesmo não pude concluir quanto aos seus conhecimentos musicais a nível da informática bem como sobre etnomusicologia. Concretizando: a escrita musical é de muito difícil leitura exactamente por não conhecer as potencialidades do “finale 2006” que diz ter usado na escrita das partituras. Utilizou, para introduzir o texto debaixo da música, o “A” de “text block” em vez da “pena” de “edit lyrics”. Como resultado as sílabas ficaram deslocadas e aglomeradas tornando a entoação, para o melhor dos músicos, bastante complexa. Neste conjunto de 600 canções há meia dúzia que foram revistas, notando-se bem a diferença na apresentação da partitura.
Um outro aspecto em que noto falhas é a “não” referência dos locais de recolha da maioria das canções. São poucas as identificadas com o seu lugar de proveniência. Muitas, sobretudo as que se referem à cultura do vinho e da vinha, creio não haver dúvidas podendo, no entanto, merecer um lugar de referência mais preciso numa tão vasta região vinhateira. Outras podem, perfeitamente, dizer-se oriundas do Minho ou de outras províncias do nosso pequeno País. Diga-se, porém, e em abono da verdade que Altino Cardoso tem, neste primeiro volume, uma enorme colecção de cantigas que revelam um grande esforço de organização e de pesquisa, constituindo uma obra de referência e, certamente, de consulta obrigatória para as gerações vindouras. Bem haja.
A seu tempo falarei, depois de satisfazer a minha curiosidade, do 2º e 3º volumes.
Costa Gomes

Sem comentários: